PANFLETO CAPITU

direção, dramaturgia | direction, dramaturgy

 

 

Turma 69 da Escola de Arte Dramática - EAD/ECA/USP apresenta:
"PANFLETO CAPITU – ESTUDOS DE CENAS"
Direção e Dispositivo de Cena: José Fernando Peixoto de Azevedo

TEMPORADA DE 15 A 18/12
Sábado, segunda e terça-feira, às 21h
Domingo, às 20h30
ENTRADA GRATUITA

SINOPSE:
Em jogo, os atores mobilizam interrogações ao romance "Dom Casmurro", de Machado de Assis, atravessando a metáfora do ciúme até ver, nela, a dissimulação de uma violência estrutural definidora de um inconsciente escravocrata e patriarcal que até hoje rege as dinâmicas de nossa sociabilidade.

SOBRE A PEÇA:
Encarar a literatura de Machado de Assis é como estar diante do mar. Desde agosto desse ano, quando iniciamos o processo na lida com o texto de Dom Casmurro, a Turma 69 da Escola de Arte Dramática da USP sabia da imensidão da obra, não só pela indiscutível qualidade da relação entre forma e conteúdo, mas também, e principalmente, por tudo o que está implícito nas entrelinhas do romance.
Desse não-dito, e sem a pretensão de materializar por completo a narrativa de Bento Santiago em cena, fomos provocados pelo professor e diretor José Fernando Peixoto de Azevedo a perspectivar o material a partir de questões que nos mobilizavam: a violência estrutural relacionada à mulher, ao negro, aos pobres, representada na obra respectivamente pelo trato a Capitu, a namorada da infância de Bentinho, aos escravos e a José Dias, o agregado da família.
Nosso mergulho se deu por vias práticas e teóricas, na tentativa de sairmos do lugar-comum "Capitu traiu ou não traiu?" no qual o imaginário popular costuma aprisionar o clássico. Direcionando a suspeita sobre o protagonista, que detém o monopólio da palavra, improvisamos a partir de dispositivos cênicos, negociando ficção e realidade com base em uma lógica de ação híbrida entre ator e personagem, sempre apoiados na própria obra e em referências como os escritos de Roberto Schwarz e Maria Rita Kehl.
Nadando contra a corrente do tempo e do mal-estar político, nos deparamos com a infeliz atualidade dos temas presentes no livro. Questões de gênero, raça e classe do século XIX estão apenas aprofundadas nos dias de hoje. A figura do homem branco, proprietário de bens e pessoas, milimetricamente construída por Machado há 120 anos, permanece praticamente intacta enquanto símbolo da sociedade patriarcal.
Imersos nessas águas agitadas, entre a ironia machadiana e o cinismo de Bentinho, buscamos trazer à cena, em jogo, essas problemáticas menos aparentes do livro, que justamente por estarem nas profundezas dão sentido e força ao que está em primeiro plano. Assim nasceu "Panfleto Capitu – Estudos de Cenas", um exercício a partir de um dos romances mais importantes da literatura brasileira e de um olhar oblíquo, mas não dissimulado, sobre ciúme, formas de violência e supressão.

FICHA TÉCNICA:
Material: Machado de Assis, Roberto Schwarz, Maria Rita Kehl
Direção e Dispositivo de Cena: José Fernando Peixoto de Azevedo
Esboço dramatúrgico: Turma 69 - Ead/Eca/Usp e José Fernando Peixoto de Azevedo
Atores: Caio Nogali, Carolina Viana, Filipe Lacerda, Gabriela S Adams, Isabela Lisboa, Josefa Duarte, Juliana Araujo, Julio Aracack, Julio Lorosh, Mariana Barboza Sena, Mari Arantes e Pedro Guimarães
Músicos em cena: Luca Grecco e Carolina Gracindo
Assistente de Direção e Vídeo: Flavio Moraes
Orientação para o corpo: Tarina Quelho
Orientação para o canto: Carmina Juarez
Orientação para a Voz: Mônica Montenegro
Iluminação: Denilson Marques
Apoio Técnico – luz, vídeo e som: Mário de Castro
Apoio Técnico – espaço de cena e cenotécnica: Nilton Ruiz, Zito Rodrigues
Figurino: Turma 69
Costureira: Silvana Carvalho
Texto de divulgação: Isabela Lisboa
Arte gráfica: Caio Nogali
Produção EAD: Bertha Heller

SERVIÇO:
"PANFLETO CAPITU – ESTUDOS DE CENAS"
Estreia dia 15 de dezembro, sábado, às 21h
Dia 16, domingo, às 20h30
Dias 17 e 18, segunda e terça, às 21h
Local: Teatro Laboratório - Sala Miroel Silveira
Escola de Arte Dramática - EAD/ECA/USP
Rua da Reitoria, 215 - Cidade Universitária
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
ENTRADA GRATUITA. Retirada de ingressos com 1h de antecedência no local.

capitu panfleto
capitu
50016442_2170067409723898_62380140483533

2018 Copyright ® website design

 

RENAN TENCA