ESTAMOS TODOS EM PERIGO

concepção, performance | concept and performance

Um dispositivo: em cena, um ator conversa com o público sobre o espetáculo que ele teria acabado de apresentar e os espectadores acabado de assistir. Em meio às cogitações sobre a cena, um espetáculo se esboça.

O que ainda podemos imaginar juntos?

O material do qual parte o trabalho compreende a última entrevista concedida por Pasolini, horas antes de seu assassinato, alguns artigos e poemas em que o autor discute aspectos da modernização da sociedade italiana e sua chave conservadora ou mesmo reacionária (aquilo que ele chama o "novo fascismo") e o filme "Notas para uma Oresteia  Africana". Materiais confrontados na tentativa de lançar um olhar sobre o momento atual da sociedade brasileira.

 

 

Tradicionalmente, o teatro político é uma interrogação sobre a verdade, sobre as condições para se dizer a verdade – “o contrário da verdade é o silêncio”. Todavia, já Brecht se interrogava sobre o que faz mentir ou o que seria o contrário da verdade.

 

--

A primeira temporada desse solo fez parte do projeto Cenas – Insurgentes: solo(s) para um coletivo, do Teatro de Narradores, e cumpriu temporada no SESC Ipiranga, de 19/01/2016 a 21/02/2016.

 

Depois, como parte do projeto PERFORMANCE NA CENA, também no SESC Ipiranga, entre os dias 11 e 20 de Novembro.

2018 Copyright ® website design

 

RENAN TENCA